quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Dia 7 de janeiro, meu ano novo

Bolo em mão de tia.

Marina, Azulay e Cassia

Romance e propostas de vida em comum.

O bonde da deriva. "Geração delírio"

André. Luanda e Vinícius. Palhaço André Pateta e Longo.

Pai

Dia do meu aniversário! Impressionante o efeito que isso me faz, sinto uma felicidade bestial, quase infantil, ainda que num fosso, na mais absoluta merda ( o que, definitivamente, não é o caso...) faço festa e me permito solar e resplandescente. rs
Lembro que, quando criança, achava estranho as pessoas na rua não me cumprimentarem pela data, cresci um pouco e continuo não entendendo. Faço então, minha parte. Anuncio a quem tiver paciência de me aguentar, tem dado certo.
Creio que 2009, profissionalmente, foi um grande ano. Fiz um livro( Suor dos dias frios) em parceria com Cassia, a Lyrio! O projeto ganhou uma unidade narrativa imensa, as ilustrações propõem uma forma que só havia visto em livros infantis, nunca em temática adulta. Lançamos na Flip com dinheiro próprio e vamos trabalhando formas de publicação acessível para 2010. Lancei pelo selo "Peri,Go" de poesia de rua, Canivete do sutiã. E formamos, eu, Arthus Fochi, Tomaz Musso, Bruno Cordeiro e Heyk Pimenta uma cooperativa para dar andamento à coleção, que já publicou vinte títulos e pretende publicar livretos (que já fazemos) 12, 16, 20 páginas, em formato 10x10 cm, em xerox. "Também publicarmos livretos de luxo, capas em papel cartão e cerca de 40 páginas, além de livros, projetos de tradução, e antologias à altura de nossos anseios e gostos." Vale lembrar que a idéia do selo surgiu entre confabulações do Giovani Baffo, Bruno Cordeiro e Heyk Pimenta...
Participei do Festival Panorama de dança contemporânea através de uma residência com a bailarina e coreógrafa turca, Zeynep Gunsur e fiz alguns bons amigos, além de exercitar a poética de uma dramaturgia em dança.Demos andamento, eu e Cassia, ao R/C, nosso projeto de arte urbana e, entre ameaças de polícia e criaturas terríveis, conseguimos um lugar na programação do viradão cultural, publicação na mídia, participação num evento do CCBB em comemoração aos 50 anos do Neoconcretismo e o desdobramento do R/C no "Subversos e frases sem ponta" porque a poesia tem que circular, não é artigo de luxo, não é garantia de erudição, é meio de vida!
E por último, mas não menos importante, passei no mestrado em Ciência da arte na UFF. Passei bem,obrigada. Passei em 4º.Quarto crescente e cheio!
Tenho muito orgulho dos meus pares, dos meus amigos.De aniversário em aniversário, sigamos juntos, trabalhando e amando e seguindo a canção!

5 comentários:

Heyk disse...

É, o balanço é preciso, balançar demais é que enjoa. Que lindo que 2009 foi pra ti, espero emplacarmos um 2010 e tanto. Haja o pente, o pente, pente, pente, e a verve! Fervamos!

Victor Meira disse...

Ae, parabéns por tudo, Rachel! Ciência das artes? Que bacana, hein? Muito legal.

Beijo, e bom ano prà gente!

sabina anzuategui disse...

parabéns! 7 de janeiro é um dia lindo!

Rafael Nazareno disse...

Ha algum tempo,tenho tido o privilegio de compartilhar seu caminhar,e por incrivel que possa parecer,tem sido magico,como e seu sorriso,seu olhar.Gostaria de poder continuar assistindo suas lutas e suas vitorias por muitos e muitos anos."Quem faz o caminho e o caminhante."

Rachel Souza disse...

7 de janeiro é um dia lindo!